PÍLULA DO DIA SEGUINTE ENGORDA? VEJA O QUE O REMÉDIO PODE CAUSAR NO SEU ORGANISMO
A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que só deve ser utilizado em último caso - como quando a camisinha estoura, por exemplo. O medicamento é composto por uma dose maciça de hormônios e, por isso, tende a gerar diversos efeitos colaterais no corpo da mulher. É bem provável, inclusive, que você já tenha ouvido falar que a pílula do dia seguinte engorda e dá espinhas, além de alterar o ciclo menstrual. Mas, será que isso é verdade?
Entenda a seguir se tomar pílula do dia seguinte engorda ou se causa retenção de líquido e saiba o que esperar de seus efeitos colaterais.
Pílula do dia seguinte engorda ou incha o corpo?
Algumas mulheres podem sentir que a pílula do dia seguinte muda o corpo, causando aumento de gordura ou massa. No entanto, não é bem assim que funciona! A pílula do dia seguinte não engorda. Essa possível sensação de ganho de peso, na verdade, está associada a outro efeito colateral da pílula do dia seguinte: a retenção de líquido.
As doses de levonorgestrel (um tipo de progesterona sintética) favorecem o acúmulo de líquidos no corpo - ou em apenas algumas partes - e fazem com que a mulher se sinta mais inchada. É importante ressaltar que o desconforto varia de acordo com a predisposição de cada pessoa e, portanto, não é possível prever exatamente quanto tempo dura o inchaço da pílula do dia seguinte.
Para aliviar o sintoma de inchaço, o ideal é beber bastante água e, se houver sensação de pernas cansadas e pesadas, você pode manter os membros elevados para ajudar na circulação sanguínea.
Na dúvida, mesmo sabendo que é normal ficar inchada depois da pílula do dia seguinte, vale consultar o(a) ginecologista.
Principais efeitos colaterais da pílula do dia seguinte:
A pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação ou causar sangramentos de escape, dependendo da fase do ciclo menstrual em que o medicamento é ingerido (antes ou depois da ovulação). Além disso, outros efeitos colaterais da pílula do dia seguinte incluem dor de cabeça, dor abdominal, enjôo, vômito, cólica, fadiga, tontura e maior oleosidade na pele e no cabelo.
Quais são os riscos de tomar pílula do dia seguinte frequentemente?
Por conter altas doses hormonais, a pílula do dia seguinte não deve ser utilizada com frequência. O hábito de tomar PDS muitas vezes pode causar irregularidades significativas no ciclo menstrual e aumentar os riscos de trombose, diabetes e gravidez ectópica (quando o feto se desenvolve fora do útero).
Se você tem a vida sexual ativa e não deseja engravidar no momento, o ideal é buscar um método contraceptivo que funcione para o seu estilo de vida. Entre as opções mais populares, estão a pílula anticoncepcional, o DIU (hormonal, de cobre ou de prata) e a camisinha masculina ou feminina, que, além de prevenir a gravidez indesejada, protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis.
GOSTOU DAS DICAS COMPARTILHE COM AS AMIGAS!!
LET´S GIRL
Comentários
Postar um comentário